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Sinalizadores de Obstáculos - Orientação Técnica |
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Modelo ESR sem conversor (12-24VDC) |
Modelo SR2/ SR4 com conversor AC/DC acoplado |
Modelo SR12/ 24/ 60 com conversor AC/DC acoplado |
EDIFÍCIOS
ALTURA |
USO NOTURNO |
USO DIURNO |
|
Abaixo de 45 metros |
Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento entre obstáculos < 45m. |
NA |
|
A partir de 45m. e abaixo de 150 metros
|
Média intensidade Tipo B, com flashes acima dos 45m. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade. |
NA |
|
A partir de 150m. Uso diurno e noturno
|
Alta intensidade Tipo A. Flashes sincronizados. Média ou baixa intensidade (Tipo A) instaladas nos níveis intermediários inferiores. |
Alta intensidade Tipo A no topo ou 2 x Tipo B. Flashes sicronizados |
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TORRES, CAIXAS D’ÁGUA E ESTRUTURAS SEMELHANTES
ALTURA |
USO NOTURNO |
USO DIURNO |
|
Abaixo de 45 metros |
Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento <45m. sobre objetos |
NA |
|
A partir de 45m. e abaixo de 150 metros
|
Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, flashes. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade. |
NA |
|
A partir de 150m. Uso diurno e noturno
|
Média e/ou baixa intensidade Tipo A instaladas somente para os níveis intermediários. |
Alta intensidade Tipo A no topo ou 2 x Tipo B. Flash sincronizados. |
Diâmetro até 6 m. = 3 luzes Diâm. > 6 ≤ 30 m. = 4 luzes Diâm. > 30 ≤ 60 m. = 6 luzes Diâm. > 60 m. = 8 luzes
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TURBINAS AEROGERADORAS
ALTURA |
USO NOTURNO |
USO DIURNO |
|
Abaixo de 150 metros |
Média intensidade na nacela (tipo A ou B), flash 40 FPM. |
NA |
|
A partir de 150m. e ≤ de 315 metros |
Média intensidade na nacela. Nível intermediário utilizar baixa intensidade. |
NA |
|
Acima de 315m. |
Média intensidade na nacela. Nível intermediário utiliza baixa intensidade A, B ou E. |
A critério do órgão da Aeronáutica local. |
TORRES DE TRANSMISSÃO ELÉTRICA
ALTURA |
USO NOTURNO |
USO DIURNO |
|
Abaixo de 150 metros Sem pintura padrão |
Média intensidade Tipo B, com flashes acima dos 45m. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade. | NA | |
Acima de 150 metros ou próximo a aeródromo ou heliponto. |
Alta intensidade Tipo B. Uso diurno e noturno Flashes sincronizados em três níveis. |
Alta intensidade Tipo B Flashes sincronizados em três níveis. |
CHAMINÉS E SEMELHANTES
ALTURA |
USO NOTURNO |
USO DIURNO |
|
Abaixo de 45 metros |
Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. |
NA |
|
A partir de 45m. e abaixo de 150 metros |
Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, c/ flashes. Níveis intermediários utilizar baixa intensidade. |
NA |
|
A partir de 150m. Uso diurno e noturno |
Alta intensidade Tipo A no topo. Flash sincronizado. Média e/ou baixa intensidade Tipo A somente para os níveis intermediários. |
Alta intensidade Tipo A no topo ou 2 x Tipo B. Flashes sincronizados. |
Diâmetro até 6 m. = 3 luzes Diâm. > 6 ≤ 30 m. = 4 luzes Diâm. > 30 ≤ 60 m. = 6 luzes Diâm. > 60 m. = 8 luzes |
GUINCHOS E ELEVADORES DE CARGA EXTERNO
ALTURA |
USO NOTURNO |
USO DIURNO |
|
Abaixo de 45 metros |
3 luzes do tipo A ou B de baixa intensidade na lança, contra-lança e na parte superior do guindaste. |
NA |
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A partir de 45m. e abaixo de 150 metros |
3 luzes de intensidade média tipo B na parte superior da lança, contra-lança e guindaste. 3 luzes de baixa intensidade tipo B nos níveis intermediários. |
1 luz branca Tipo A na parte superior do guindaste. 2 Tipo A ou B de intensidade média no restante. No caso de mais de uma grua, luzes adicionais devem ser instaladas e sincronizadas. |
|
Acima de 150m. |
1 ou 2 alta intensidade tipo B no topo da grua. No caso de mais de uma grua, luzes adicionais devem ser instaladas e sincronizadas |
Alta intensidade tipo A no topo ou 2 tipo B acima dos 150m, flashes. Níveis intermediários utilizar media e baixa intensidade. |
USO DE SINALIZADORES DUPLOS
São previstos quando no uso de luzes de media ou alta intensidade Tipo A, possam ofuscar ao piloto da aeronave dentro de um raio de 10.000 metros do aeródromo ou heliponto e passam a utilizar Tipo A diurno e crepúsculo e Tipo B ou C para a noite.
Quando usada como luz de topo ou em cada extremidade de uma fila de luzes de obstrução e em locais onde a falha de uma única unidade poderia comprometer a visualização de uma obstrução, deixando-a totalmente não iluminada (FAA AC 70 / 7460-1K, cap.5; 51b).
TABELA DE MODELOS DE SINALIZADORES DE OBSTÁCULOS AERONÁUTICOS
Modelos (operação) |
Tipo |
Classe ICAO |
Luz/ Flashes (FPM) |
FAA Classe |
Sincro- nismo |
Cor |
Propagação feixe vertical |
Cd. Diurno |
Cd. Crepúsc. |
Cd. Noturno |
SR-1 (noturno) |
A |
Baixa |
FIXA |
L-810 |
NA |
Verm. |
10° |
NA |
NA |
>10 |
SR-2/ ES2R (noturno) |
B |
Baixa |
FIXA |
L-810 |
NA |
Verm. |
10° |
NA |
NA |
>32 |
SR-4 / ES4R (noturno) |
B |
Baixa |
FIXA |
L-810 |
NA |
Verm. |
10° |
NA |
NA |
>40 |
C |
Baixa |
60-90 FPM |
* |
SIM |
Amar/ Azul. |
12° (h) |
NA |
NA |
>40 |
|
D |
Baixa |
60-90 FPM |
** |
SIM |
Amar. |
12° (i) |
NA |
NA |
>40 |
|
E |
Baixa |
20-40 FPM |
L-864 |
SIM |
Verm. |
10° |
NA |
NA |
>40 |
|
60 FPM |
L-885 |
|||||||||
SR-12 / ES12R (noturno) |
A |
Media |
40 FPM |
L-865 |
SIM |
Branca |
3° |
NA |
NA |
≥2.000 cd |
60 FPM |
L-866 |
|||||||||
B |
Media |
40 FPM |
L-865 |
SIM |
Verm. |
3° |
NA |
NA |
≥2.000 cd |
|
C |
Media |
FIXA |
L-865 |
NA |
Verm. |
3° |
NA |
NA |
≥2.000 cd |
|
SR-24 / ES24R (noturno/diuturno) |
A |
Media |
40 FPM |
L-865 |
SIM |
Branca |
3° |
≥20.000 cd |
≥20.000 cd |
≥2.000 cd |
SR-50 / ES50R (diuturno) |
B |
Alta |
60 FPM ± 10% |
L-857 |
SIM |
Branca |
3°-7° |
100.000 cd ±25% |
20.000 cd ±25% |
2.000 cd ±25% |
SR-60 / ES60R (diuturno) |
A |
Alta |
40 FPM ± 10% |
L-856 |
SIM |
Branca |
3°-7° |
200.000 cd ±25% |
20.000 cd ±25% |
2.000 cd ±25% |
Fonte baseada: F.A.A.
Lábramo Centronics Ind.Com. Ltda. - SunLab Power Division. Email: sunlab@sunlab.com.br . São Paulo. Brasil. Tel +55 11 4035.8575.
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Copyright Lábramo Centronics. Revisão: 29/03/2025.